segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Leilões Judiciais. O pagamento parcelado do preço da arrematação. Boa oportunidade de negócios.




O atual Código de Processo Civil tornou o pagamento parcelado do preço da arrematação judicial bem mais simples. Isto porque a lei processual agora detalha as exigências para tanto.
O § 1º do art. 895 do CPC/2015 admite o parcelamento em até 30 (trinta) vezes, com sinal de pelo menos 25% do valor da arrematação.
Esta forma de pagamento está condicionada à apresentação prévia ao leiloeiro de oferta escrita e a indicar em detalhes as condições de liquidação do saldo do preço.
Na prática, é possível imaginar que as parcelas do preço podem ser corrigidas pela tabela do Tribunal de Justiça, ou seja, INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor, além do cômputo de juros de 0,5% ao mês.
Para o caso de imóveis, parece seguro afirmar que no mercado atual não há condição de parcelamento mais vantajosa.
O pagamento em parcelas é admitido somente mediante a hipoteca do próprio imóvel, o que, por sua vez, permite ao arrematante receber a titularidade e posse do bem antes de integralizar o preço de compra. 
Esta nova forma de pagamento do preço tornou a arrematação judicial ainda mais interessante. Para o investidor e para o consumidor final
Roberto dos Reis Junior, advogado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita.
Deixe aqui seu comentário sobre a postagem acima.